domingo, 6 de junho de 2010

SEMANA TRABALHO


Tem coisas na vida, que não estão sob o nosso controle, mas a cada dia aprendo que podemos absorver ou não as coisas, temos que filtrar e pegar somente o que é bom e o que nos faz bem.
Essa semana foi bem tumultuada, mas conheci verdadeiramente algumas pessoas, me decepcionei, mas também tive certeza da amizade de outras.
Sou muito justa, e o que mais me deixa triste é ser acusada por algo que eu não fiz e que as pessoas duvidem da minha palavra. Mas somente eu poderei mudar essa história, somente eu posso colocar um ponto final no que me incomoda.
Juro que comecei a semana cheia de gás e idéias para tornar meu trabalho muito legal e ter sucesso, mesmo que para isso fosse necessário trabalhar muito e o que eu não tenho é medo de trabalhar. Mas com os acontecimentos, percebi que onde estou hoje, nada do que eu faça me trará sucesso ou reconhecimento, muito pelo contrário, tive a certeza que tudo o que der errado será culpa minha, e de verdade isso não irei admitir. Sou uma profissional, que já se empenhou muito, que tem muitas idéias, mas hoje não tenho prazer algum em estar onde estou. E com certeza colocarei um ponto final em tudo isso. De nada adianta vc ter bagagem profissional, ter muitas idéias, ter vontade de fazer coisas legais, se não pode mostrar nada, se as pessoas que tem valor não são aquelas que fazem realmente algo para o crescimento da empresa, são aquelas que simplismente baixam a cabeça e aceitam tudo...são os puxa-sacos. Eu estou FORA....e o fim dessa história está chegando.

Agradeço de coração a muitos, fiz muitos amigos, conheci alguém especial, aprendi também muitas coisas, pelas qual agradeço muito, mas quero trabalhar sem medo, sem receio e sem tantas regras ridiculas, que são impostas por pessoas despreparadas.
E vamos dar um grande exemplo: A empresa GOOGLE, é hoje uma mega potencia e tenho certeza que seus funcionários são livres para criar, e devem ter um rendimento maravilhoso.
Hoje onde estou, tenho que fazer o meu trabalho, o trabalho dos outros, tenho que responder a 3 chefes, e cada um tem uma regra, não podemos falar...
Que tipo de liderança é essa, que ano vivemos???
Porque me permito estar em um lugar que não somos pagos para pensar, temos que seguir simplismente os comandos, ficando assim o tempo todo com a impressão que estamos errando. Sou uma profissional ou uma máquina que tem de ser programada para funcionar???
Quero bem mais do que isso, quero poder mostrar o que aprendi em anos de experiência, quero poder fazer o melhor.
Por um tempo tentei mostrar minhas idéias, mas todas foram vetadas, ai simplismente me calei, mas nunca deixei de produzir e mesmo assim o que recebi de retorno foi: Vc não supera as expectativas.
Que expectativas são essas, vc ser uma pessoa só e ter que fazer o trabalho de 5...ahh essa não, pois sou profissional sim, mas sou também uma pessoa que tem uma vida, que por um tempo se dedicou 100% a empresa e mesmo assim de nada adiantou.
Não vivemos mais na época da escravidão, e se tiver que aceitar tudo calada para poder ser reconhecida, então não quero o reconhecimento.
Não vou mais ficar parada para que pisem na minha cabeça.

Segue abaixo um trecho do código de conduta de uma grande empresa:

Preconceito
A Fibria valoriza a diversidade nas relações
de trabalho. Portanto, a todos deve ser
dado tratamento respeitoso, cordial e justo, independentemente de cargo ou
função que ocupem.
A empresa não admite discriminação
ou preconceito de nenhuma natureza,
seja de raça, religião, faixa etária, sexo,
convicção política, nacionalidade, estado
civil, orientação sexual, condição física ou
quaisquer outros.

Assédio e abuso de poder
A Fibria não admite assédios, tais como
sexual, econômico, moral ou de qualquer
outra natureza, nem situações que
configurem desrespeito, intimidação
ou ameaça no relacionamento entre
empregados, independentemente de seu
nível hierárquico.
O empregado que se considerar
discriminado, humilhado ou alvo de
preconceitos, pressão, práticas
abusivas ou em situação de desrespeito
e sentir-se constrangido em tratar do
assunto com seu superior hierárquico
deve comunicar o fato ao Comitê de
Conduta, utilizando-se dos canais da
Ouvidoria colocados à sua disposição.

Caracteriza-se assédio quando alguém
em posição privilegiada usa dessa
vantagem para humilhar, desrespeitar
e constranger. O assédio moral ocorre
quando se expõe alguém a situações
de humilhação durante a jornada de
trabalho. O assédio sexual visa obter
vantagem ou favor sexual.

FIBRIA: É a fusão da empresa Votorantim Celulose e Papel e a empresa Aracruz.

Um comentário:

  1. Oi Ana Paula tudo bem contigo?

    Fiz a leitura de seu "desabafo profissional" e achei muito bem colocadas todas as palavras...Enfim vivemos hoje em um cenário profissional tão competitivo que é praticamente impossível não nos magoár-mos ou até mesmo colher alguma decepção!!!

    Só achei interessante você colocar um código de conduta de uma empresa onde acontece as mesmas coisas relatadas por você...

    Enfim, seja onde for, acontecimentos como esses relatados por você, infelizmemte são alimentados dia a dia por "profisionais" sem nenhuma ética, respeito e polimento profissional.

    Abraços

    ResponderExcluir